Daniela Barbosa Cabrera
Atuo na área da educação há aproximadamente 13 anos, em contextos de escolas bilíngues e internacionais. Sou graduada em Pedagogia e pós-graduada em Metodologias e Práticas para Educação Bi/Multilíngue pelo Instituto Singularidades. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, desenvolvi minha pesquisa sobre a articulação de práticas de leitura literária na formação de pequenos leitores de mundo.
Atualmente, sou coordenadora pedagógica da Educação Infantil no Colégio Arbos, na região metropolitana de São Paulo, com experiência voltada para a educação bi/multilíngue. Também realizei formações na Harvard Graduate School of Education, incluindo os programas Data Wise e Making Learning Visible: The Power of Group Work and Documentation.
Compreendo a literatura como uma experiência de vida capaz de ampliar repertórios, interpretar o mundo sob múltiplas perspectivas e nos conectar a outras vozes, tempos e lugares. Vejo, no encontro entre livro, adulto e criança, um espaço de mediação afetiva e intelectual que vai além do ato de ler palavras: promove a construção de sentidos, o pensamento crítico e a formação de leitores capazes de se reconhecer e reconhecer o outro desde a infância.
